44 pessoas se reuniram no dia 17 de julho de 2013 para assistir o evento de lançamento do Blog do Projeto Ìyálóòde em Venda Velha, bairro de São João de Meriti, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. A organização do evento foi feita pelas participantes do projeto Maria da Fé Viana (Núcleo de Mulheres Cristãs de São João de Meriti) e Maria Amélia (Ilê Oiá Tope Xangô Alafin), que levaram para o bairro a mesa de debates “Valores Comunitários, Violência e Responsabilidade das Autoridades com Obras Malfeitas e Não Realizadas”. Além de moradores/as, estiveram presentes da Sérgio Luiz, Assessor da Secretaria de Meio Ambiente de São João de Meriti, Leila Regina, Subsecretária de Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti, Bina Santos, fundadora da Associação de Moradores de Venda Velha, Silvana Lemos, coordenadora do Instituto NUPEF e um representante de parlamentar de São João de Meriti.

Sérgio Luiz, da Secretaria de Meio Ambiente, falou sobre os valores ambientais do Parque da Cabocla Jurema e respondeu às perguntas e queixas da população. Uma das participantes pediu para que Sérgio dissesse na Prefeitura que o povo estava acordando. Outra reforçou, colocando que mora em Venda Velha há 50 anos e que o bairro está assim desde que ela chegou, ou seja, não há melhorias. Disse ainda que um grande número de autoridades vai ao local na época da eleição, mas... “Nós votamos nestes candidatos e eles nunca mais aparecem. Ninguém consegue nada. Nós temos que fazer mais encontros como esses”, diz.

Plansab

Em junho de 2013 foi aprovado, pelo Conselho das Cidades, o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que prevê investimentos de R$ 508,5 bilhões para abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e lixo e ações de drenagem (Ministério das Cidades). Sérgio distribuiu panfletos da pesquisa com informações sobre o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico de São João de Meriti. O assessor informou que de 5.564 municípios, apenas 123 se habilitaram para desenvolver seus planos municipais de saneamento básico e que São João de Meriti foi um deles. Foram criados comitês nos bairros e neles os moradores vão preencher formulários, colocando o que é necessário para o bairro. Depois, pesquisadores farão contato com os moradores e visitarão o local para averiguar as informações coletadas. Após essa fase, o retrato do estado do saneamento básico em São João de Meriti será colocado no plano municipal, juntamente com as propostas para a solução dos problemas nessa área.

Mulheres, saneamento e representação

Em seguida, Leila Regina, Subsecretária de Direitos Humanos e Igualdade Racial, falou sobre a importância de se realizar políticas públicas com a perspectiva de gênero porque quem mais sofre com a falta de saneamento básico é a mulher no seu cuidado com a casa, no preparo das refeições, na criação dos filhos.   
D. Bina, fundadora da Associação de Moradores de Venda Velha, disse que muitas vezes as pessoas não conhecem ao certo o papel da entidade. “As pessoas, às vezes, pensam que a Associação só faz festa, só faz excursão, mas não sabem que isto tudo é para angariar fundos para manter o espaço. A Associação pode fornecer o atestado de residência para quem não tem uma conta de luz, de água no seu nome”, completou Fezinha. D. Bina abriu o espaço da associação para receber as discussões sobre saneamento básico no bairro. A iniciativa foi apoiada por todos os/as presentes. E não foi por acaso. De acordo com a organização Trata Brasil, mulheres grávidas que vivem em regiões sem saneamento básico, têm 30% mais chances de terem filhos nascidos mortos. Além disso, para crianças entre 1 e 6 anos, que brincam nos córregos e valas poluídos, a falta de saneamento é mais grave, ocasionando toda tipo de doenças e, inclusive, fazendo com que crianças e adolescentes faltem às aulas. 

A Associação de Moradores de Venda Velha também denuncia que uma obra de manilhamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está parada, trazendo aos moradores problemas como buracos nas ruas, água parada, ratos, mosquitos e lixo. 

Silvana Lemos e Viviane Gomes apresentaram o Blog Ìyálóòde a partir da conquista de uma participante que passou a se comunicar também pelo Facebook. As jornalistas contaram que a iniciativa é parte de um projeto feminista e de inclusão digital que busca apropriação do uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para a mobilização comunitária com vistas a influenciar a forma como se realiza a governança local.  Silvana e Viviane relembraram as etapas de desenvolvimento do blog com a realização das oficinas que as possibilitaram a usar o telefone para mobilização da comunidade através do envio e recebimento de mensagens; dos vídeos, das fotos, da gravação de voz. Além dos encontros para as oficinas de: Fotografia; Edição de Imagem; Blog; Conteúdo Político que incentiva o/a ativista a analisar criticamente as informações dos políticos de maneira a embasar sua atuação comunitária.

Enfim, o blog foi apresentado tal como está hoje. As pessoas perguntaram sobre a iniciativa e como poderiam participar. Querem multiplicar; ampliar os olhos e as vozes daquela comunidade para o mundo, afinal: “Todos podem ser produtores de informação, podem usar a internet para reivindicar, para participar”.

Registro

Participação é uma das palavras-chave desse projeto. Na organização do lançamento do blog nas comunidades foi acordado entre as participantes que cada uma teria um papel relevante no evento da outra. Assim teriam a possibilidade não só de auxiliar o trabalho, mas também de colocar em prática o conteúdo aprendido. As fotos deste lançamento foram feitas pela participante Glória, apoiadora de Iyá Lúcia e Conceição, que registraram o evento em vídeo. Além das fotos e dos vídeos, as Ìyálóóde, como são chamadas as integrantes do projeto, comentaram o evento no Facebook a partir de seus celulares.
Ainda no campo das mídias, vale destacar o evento contou com a cobertura da TV Metodista, que disponibilizará a filmagem no canal Igreja Metodista 1ª RE do YouTube (http://www.youtube.com/user/metodista1re).

Ìyálóòde 

Ìyálóòde é um nome em Yorubá dado a uma mulher que se destaca na sociedade. E para comemorar o Dia de Luta da Mulher Negra e Caribenha, dia 25 de julho, o evento homenageou a manicure Carla, nascida e criada e no bairro e ainda exerce em Venda Velha a sua profissão. Ela ganhou o destaque de mulher negra 2013! 

Este projeto é uma iniciativa da ONG indiana IT for Change e acontece com financiamento da organização canadense IDRC. No Brasil, o projeto é desenvolvido pelo Instituto NUPEF, em parceria com a ONG Criola.


Leave a Reply