"Mulheres foram estimuladas a olhar sempre para dentro de casa"
Para a psicóloga, essa imagem da mulher que cuida do lar ainda prevalece e não apenas para os homens, mas também para as próprias mulheres. "Muito homens se acomodaram achando que as tarefas de casa ainda são uma obrigação essencialmente feminina e também tem muito a ver com a maneira com que elas se colocam na relação assumindo esses afazeres. Mas eles têm que se disponibilizar para esse novo modelo na relação", comenta a psicóloga.
Ainda na avaliação da psicóloga, culturalmente as mulheres foram estimuladas a olhar sempre para dentro de casa e dos seus próprios sentimentos e emoções. "Esse passo para a liberdade feminina foi árduo e levou muito tempo. As mulheres estão acostumadas a lidar com as emoções e a fazer reflexões. Este caminho de olhar para o interno da casa e, psicologicamente, para o seu mundo interno e emocional é algo novo para os homens. Eles não tiveram muito estímulo cultural ao cuidar, ao 'maternalizar' o olhar às necessidades da mulher e enxergar essas necessidades é partilhar as tarefas", comenta.
Algo está mudando
O casal Ettore Bovo e Aline Nunes, ambos com 25 anos, jogam como um time quando o assunto é a divisão das tarefas da casa. Namorados há sete anos, eles moram juntos há apenas um mês e já haviam estabelecido que o trabalho doméstico seria dividido entre os dois. "Costumamos dizer que jogamos em time. Enquanto um lava a louça, o outro varre a casa, por exemplo. Dividimos as tarefas para um não sobrecarregar o outro até porque estudamos e trabalhamos. Isso de só a mulher cuidar da casa é coisa de uma sociedade ainda travada", acredita o analista de sistemas.
Ainda segundo a pesquisa "Tempo de Mulher", a massa de renda dos homens cresceu 45% ao passo que a das mulheres 83% nos últimos 10 anos. Apenas no final de 2013, a massa de renda delas deve atingir 1,1 trilhão de reais, cifra equivalente ao PIB da Suécia ou da Bélgica.                                         
  Segundo dados inéditos do estudo "Tempo de Mulher", elaborado pelo Instituto Data Popular, 50% dos homens brasileiros acham que as mulheres têm que cuidar da casa. Uma opinião compartilhada por 51% das mulheres consideradas maduras (com idade entre 48 a 60 anos). Já entre as brasileiras mais jovens, com idade entre 18 a 30 anos, esta é uma realidade cada vez menos desejada. Apenas 40% delas concordam com isso. A grande maioria quer um novo papel dentro do lar.


Leave a Reply