Temos aqui uma lista das oito dimensões sugeridas a serem exploradas para investigar a qualidade do sistema de saúde. A idéia é escolher uma - ou no máximo duas - a fim de apontarmos as fragilidades e as fortalezas do sistema de saúde em seu município.

Roteiro para investigação da qualidade do sistema de saúde
Sexo:
Idade:
Raça/cor:
Estudou até onde:
Ocupação:

Acesso- Existe serviço de saude do SUS perto da tua casa, onde voce pode ir a pé?
Em caso de não – O serviço de saúde do SUS mais próximo fica a quanto tempo de onibus ou de carro ou de trem?
Fale se esse serviço, é um posto, saude da família, hospital….
Esse serviço tem atendimento todos os dias da semana? Sabados e domingos também? Funciona de manhã , de tarde e de noite? Atende qualquer um que chega? Tem que apresentar comprovante de residência para ser atendido? So atende quem tem consulta marcada?

Porta de entrada – Voce pode procurar o serviço de saúde do SUS mais próximo da tua casa, sempre que tem um novo problema? Voce é atendido no mesmo dia? Quantos dias leva para voce ser atendido cada vez que tem um problema novo?
Voce fala do teu problema num lugar reservado ou perto de outras pessoas?

Vínculo – No serviço de saude do SUS onde voce se trata, o dia de retorno é sempre marcado depois da consulta?Voce se trata há quanto tempo? Voce sabe o nome do médico e dos profissionais de saude que te atendem? Eles te chamam pelo teu nome? Voce se sente a vontade com eles para contar a maioria dos teus problemas? Voce gosta dos profissionais que te atendem?Voce acha que osprofissionais que te atendem gostam de voce?Voce gosa da forma com que o serviço esta organizado?

Integralidade – Quando voce é atendido os profissionais preocupam-se em saber se voce esta triste ou contente ou se esta com algum problema com familiares, vizinhos…? Eles perguntam se voce esta com algum problema de dinheiro ou para se alimentar?Quando alguém precisa fazer exames que não tem onde voce é atendido,tem um lugar garantido para fazer? Quando alguém precisa tem um lugar garantido para consulta com especialistas, como cardiologista, oftalmologista (médico de vista), ortopedista, fisioterapeuta…?Quando uma pessoa precisa de internação tem um hospital certo para ela se internada?Quando uma pessoa esta de cama em casa não pode ir ao posto se consultar, o médico e a enfermeira fazem consulta na casa do doente?

Coordenação do cuidado - Quando voce vai ao posto onde se trata voce é atendido na maioria das vezes pelos mesmos profissionais?Todo teu atendimento é anotado sempre na mesma ficha (prontuário)?Quando voce é encaminhado para uma consulta com o especialista (cardio, oftalmo…) ele entrega um laudo ou ficha ou guia para voce entregar no serviço onde voce é sempre atendido?

Enfoque familiar - Os profissionais que te atendem perguntam sobre a tua família? Eles perguntam quantas pessoas trabalham na família, quanto ganham, quem esta doente, quem esta sadio?Eles perguntam se onde voce mora tem agua encanda e rede de esgoto?Eles perguntam quantos comodos tem a tua casa? Quantos dormem em cada quarto? Eles perguntam se existe violência dentro de casa?perguntam se existe na familia alguém alcoolatra ou usuário de drogas?

Orientação para a comunidade - Os profissionais quando te atendem perguntam no que voce trabalha? Perguntam sobre as doenças existentes onde voce mora? Perguntam se existe violência no local?

Formação profissional - Na tua opinião os profissionais que te atendem estão preparados para perguntar sobre tua família, sobre o local onde voce trabalha e onde voce mora, sobre a presença de violencia em casa ou violência na comunidade, sobre presença de alcoolismo ou uso de drogas na família, sobre a tua alegria ou tristeza, sobre problemas de dinheiro e ou de alimentação? Em caso de sim- Quando perguntam eles estão preparados para conversar e orientar para os problemas? Voce acha que os profissionais que te atendem estão preparados pra tratar as doenças que voce tem? 

Município:
Bairro:
Entrevistador:
Data da entrevista:


Leave a Reply